• Carregando...

Bagdá – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse ontem que deverá entregar durante o fim de semana um relatório ao presidente americano, George W. Bush, sobre sua recente visita ao Iraque. Durante os três dias em que esteve no país árabe, Gates reuniu-se com líderes militares e políticos americanos e iraquianos. Seu relatório deverá ser entregue a Bush hoje em Camp David, no Estado americano de Maryland.

A reunião contará com a presença da secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, e de Jack Crouch, vice do Conselheiro para Segurança Nacional, Stephen Hadley.

Ontem, o comando militar americano em Bagdá confirmou a morte de mais cinco soldados dos EUA em incidentes ocorridos a oeste de Bagdá. Segundo uma contagem da agência Associated Press, os novos falecimentos elevam a 2.964 o número de soldados americanos mortos no Iraque desde abril de 2003, quando o país árabe foi invadido por forças estrangeiras lideradas pelos EUA em busca de armas de destruição em massa que nunca vieram a ser encontradas.

Gates recusou-se em afirmar se possui planos para ampliar temporariamente o número de soldados no Iraque. Ele acredita, no entanto, que os americanos e iraquianos possuem um "amplo acordo estratégico entre os militares e o governo iraquiano e os nossos militares". "Ainda teremos algum trabalho", disse Gates. "Mas espero entregar um relatório ao presidente sobre o que eu vi durante a visita".

Gates comentou ainda estar bastante confiante em relação ao que ouviu dos iraquianos esta semana. "Acredito que seremos capazes de trabalharmos juntos, com os iraquianos na liderança, para melhorar a situação da segurança em Bagdá."

O secretário americano não crê que haja grandes divisões entre os líderes iraquianos sobre a necessidade de um incremento nas tropas americanas no país. A questão central, ressaltou Gates, é como os iraquianos irão tomar a liderança para se tornarem responsáveis por seu próprio destino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]