Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Demanda

Gates se diz aberto para reforço de tropas no Afeganistão

Gates afirmou que essas preocupações podem ser "mitigadas" se as forças adicionais americanas "interagirem com os afegãos com o objetivo de dar confiança a eles de que somos parceiros, e eles, aliados" | Chip Somodevilla / AFP Photo
Gates afirmou que essas preocupações podem ser "mitigadas" se as forças adicionais americanas "interagirem com os afegãos com o objetivo de dar confiança a eles de que somos parceiros, e eles, aliados" (Foto: Chip Somodevilla / AFP Photo)

O secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, afirmou nesta quinta-feira (3) que está aberto para uma eventual demanda do comandante americano e das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão para o envio de reforço militar e de mais recursos. No entanto, ele minimizou as preocupações com uma presença militar muito longa no país.

O relatório de guerra do comandante do Exército norte-americano, general Stanley McChrystal, intensificou o debate dentro da administração sobre o envio de tropas adicionais para a luta contra o Taleban.

"Estou muito aberto para as recomendações e, certamente, à perspectiva do general McChrystal", disse Gates durante entrevista coletiva, quando questionado sobre a esperada solicitação do comandante para mais tropas.

Anteriormente, Gates havia expressado sua preocupação com o fato de que se a presença das forças americanas e da Otan se tornar muito longa naquele país, os afegãos poderiam considerá-la como uma força de ocupação.

Gates afirmou que essas preocupações podem ser "mitigadas" se as forças adicionais americanas "interagirem com os afegãos com o objetivo de dar confiança a eles de que somos parceiros, e eles, aliados".

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, almirante Mike Mullen, disse a repórteres que o Pentágono entendeu que havia um "senso de urgência" no Afeganistão e que "o tempo não está do nosso lado" naquele país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.