Os belgas demonstraram bom senso de humor, ainda que em um dos períodos mais tensos do país nos últimos anos. No domingo (22), quando as autoridades pediram silêncio nas redes sociais sobre operações policiais em busca de possíveis terroristas, a Bélgica respondeu com uma inundação de fotos de gatos no Facebook e Twitter.
A medida policial foi tomada para que os terroristas não soubessem de ações de buscas e fugissem antes de serem capturados. Em vez de especular sobre as operações, os usuários preferiram mostrar curiosas imagens de seus pets com a hashtag “#BrusselsLockdown” (“silêncio em Bruxelas”) -- uma forma de confundir os terroristas em busca de informações.
Mais tarde, após o fim das operações, os serviços de segurança e a polícia belga agradeceram a cooperação e até brincaram com a situação -- a polícia postou uma imagem de ração com a mensagem “para os gatos que nos ajudaram na noite de ontem...sirvam-se”.
Don't share info on situation #BrusselsLockdown that may help suspects. Confuse them with #cat pics @lopcute pic.twitter.com/0MlbjgCF4v
— Seimen Burum (@SeimenBurum) 22 novembro 2015
Pour les chats qui nous ont aidé hier soir... Servez-vous! #BrusselsLockdown pic.twitter.com/7O5ENF6nXa
— Police Fédérale (@PolFed_presse) 23 novembro 2015
You're welcome! @FedPol_pers #BrusselsLockdown pic.twitter.com/4Vgj0KCHHe
— Jasmien Dreesen (@Jasmien_D) 23 novembro 2015
Don't worry super cat is here #BrusselsLockdown pic.twitter.com/ocou9Bagly
— Amit Bhat (@amitbhatr) 22 novembro 2015