As autoridades sanitárias da Indonésia investigam nesta sexta-feira a relação entre a morte de dúzias de gatos esta semana na localidade de Purwakarta, em Java Ocidental, com a epizootia de gripe aviária que afeta o país e que já causou a morte de 63 pessoas.
Pelo segundo dia consecutivo, esta semana encontramos dúzias de gatos mortos - disse a diretora do departamento de Animais do Escritório Agrícola de Purwakarta, Rita Wuryasturati.
Ela afirmou que a maioria das mortes aconteceu nos subdistritos de Nagritengah, Nagrikaler e Ciseureuh, segundo o jornal indonésio "The Point".
Wuryasturati informou que abriu uma investigação imediata e opinou que a causa mais provável de morte é algum vírus fatal para os gatos, e não a gripe aviária.
No entanto, a morte dos gatos aumentou o temor de que o vírus H5N1 possa ser transmitido por eles. Segundo "The Point", na quarta-feira a Embaixada dos Estados Unidos em Jacarta alertou os americanos que estão na Indonésia para o perigo.
"Foram confirmadas informações que gatos de rua portam o vírus H5N1. Não foram documentados casos de contágio de felinos a humanos, mas é importante evitar o contato com animais de rua. Gatos domésticos não devem comer nem interagir com frangos doentes ou moribundos", diz o comunicado americano.
A Indonésia é o país com maior número de mortes por gripe aviária.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp