As imagens em alta resolução oferecidas pelo Google Earth, serviço do portal de buscas na internet, podem representar uma ameaça à segurança nacional, afirmou nesta segunda-feira o comandante-chefe do Exército da Índia, general J.J. Singh.
De acordo com a agência de notícias IANS, o comandante do Exército indiano afirmou, em conferência, que os dados aéreos disponibilizados pelo Google, "até certo ponto são perigosos para a segurança nacional" porque mostram imagens de bases militares estratégicas situadas ao norte da Índia, o que poderia facilitar grupos que não possuem seus próprios satélites de defesa a obterem a localização exata de bases do Exército.
- Isto é igualmente ameaçador a todos os países e teremos que tratar esta questão de forma conjunta - afirmou o general.
As declarações do general do Exército indiano fazem referência a grupos guerrilheiros que lutam pela independência da Cachemira. Já a capital Nova Délhi sofre ameaças de outros grupos terroristas, como maoístas que atuam em vários estados, sobretudo ao sul do país, e rebeldes independentes dos estados a noroeste da Índia, que lutam pela independência da região.