Bangcoc O general Winai Phattiyaku, secretário-geral da junta militar que assumiu o poder na Tailândia no dia 19 de setembro afirmou ontem que o general reformado Surayud Chulanont, de 63 anos, militar de carreira e conselheiro próximo do rei da Tailândia, seria uma das personalidades que poderia suceder o primeiro-ministro deposto Thaksin Shinawatra, segundo informou a imprensa.
No entanto, a fonte não confirmou que Surayud se tornaria chefe do governo interino, como indica a maior parte dos meios de comunicação e alguns altos funcionários do Estado.
"Está na lista que apoiamos, mas seu nome ainda não foi submetido ao rei Bhumibol Adulyadej para aprovação", afirmou o general Winai à imprensa. "Se é o general Surayud, aprecio e respeito a decisão", precisou. "A escolha poderia ser minha, mas não tenho o poder de eleger o primeiro-ministro", enfatizou, antes de precisar que o líder dos golpistas, o general Sonthi Boonyaratglin, é que "tomará a decisão", que poderia ser anunciada no fim de semana.
Deixe sua opinião