A Geórgia e a Rússia fecharam um acordo para reabertura da fronteira de Upper Lars, informou o Ministério das Relações Exteriores da Geórgia, em um primeiro sinal de retomada das relações de ambos países após as disputas do ano passado. Os dois países chegaram a um acordo, com mediação da Suíça, para reabrir a passagem fechada desde 2006, informou a vice-ministra das Relações Exteriores, Nino Kalandadze. Upper Lars é a única fronteira por terra que não atravessa a região rebelde da Ossétia do Sul e da Abkházia, causas da guerra travada entre a Geórgia e a Rússia no ano passado.

CARREGANDO :)

"A decisão de reabrir (a fronteira) foi tomada", disse Kalandadze, acrescentando que espera ver a fronteira aberta no início de março. O acordo prevê a abertura da fronteira para os cidadãos da Geórgia e para o transporte de carga. Segundo ela, o protocolo formal da reabertura será concluído em duas semanas.

A Rússia fechou a passagem de Upper Lars em 2006 e a atitude provocou críticas das autoridades da Geórgia, que a consideraram de motivação política, em consequência dos esforços da Geórgia de estreitar relações com o Ocidente, particularmente com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Publicidade

As tensões surgiram em agosto de 2008, quando as forças russas entraram na Geórgia para frear uma tentativa do exército da Geórgia de retomar o controle da Ossétia do Sul, que recebe há anos apoio de Moscou. A Rússia depois praticamente retirou-se da Ossétia do Sul e da Abkházia, reconhecidas por Moscou como estados independentes.

As outras duas estradas ligando a Geórgia e a Rússia passam pela Ossétia do Sul e pela Abkházia. O fechamento de Upper Lars causou problemas para a Armênia, única rota para a Rússia, seu principal parceiro econômico. As informações são da Dow Jones.