Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Geórgia impede “supermaioria” democrata no Senado

Atlanta - O republicano Saxby Chambliss se reelegeu em segundo turno para o Senado dos Estados Unidos, na votação de terça-feira, e seguirá representando o estado da Geórgia. Com isso, os democratas não conseguirão uma maioria de 60 das 100 cadeiras da Casa na próxima legislatura, o que evitaria manobras protelatórias da minoria.

A apuração não havia terminado ontem, mas Chambliss aparecia com uma vantagem confortável, de 57,5% dos votos, com 99% dos distritos eleitorais apurados. A vitória é uma das poucas em um ano eleitoral ruim para o Partido Republicano.

Na primeira votação, Chambliss não conseguiu mais de 50% dos votos em 4 de novembro, concorrendo com o democrata Jim Martin. No segundo turno, republicanos e democratas investiram milhões de dólares na disputa entre Chambliss e Martin. A Geórgia não elege um senador do Partido Democrata desde 1998.

Figuras importantes como o ex-presidente Bill Clinton e os republicanos John McCain e Sarah Palin participaram da corrida eleitoral, mas não conseguiram derrotar o candidato republicano.

"Vocês deram a mensagem de que um equilíbrio é necessário em Washington e isso não é o que apenas o povo da Geórgia quer, é o que o povo americano quer", disse Chambliss.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros