Os Estados Unidos investigam a farmacêutica chinesa WuXi AppTec por supostamente transferir dados de clientes americanos para o regime de Pequim, colocando em risco a segurança nacional do país, disseram fontes da inteligência de Washington à agência Reuters.
A Casa Branca está preocupada com o fato de certas empresas chinesas desenvolverem biotecnologia que possa ser usada por militares chineses.
As informações foram compartilhadas com o Senado no mês passado, enquanto os legisladores preparam um projeto de lei de segurança biotecnológica visando a WuXi AppTec e outras empresas sediadas em Pequim, segundo as fontes da inteligência, que passaram os detalhes sob anonimato.
A WuXi AppTec atua na área de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de matérias-primas farmacêuticas e medicamentos. Entre seus clientes estão grandes empresas farmacêuticas e pequenas empresas de biotecnologia.
No mês passado, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional alertou a Casa Branca sobre o desenvolvimento científico e tecnológico de Pequim por meio do roubo de propriedade intelectual e de outros meios para obter "vantagens econômicas e militares".
Em resposta às acusações, um porta-voz da WuXi AppTec afirmou que a empresa farmacêutica “respeita e cumpre integralmente os requisitos das autoridades federais e estaduais dos EUA".
“Não temos conhecimento de nenhuma transferência não autorizada pela WuXi AppTec de dados ou propriedade intelectual de qualquer cliente dos EUA para a China. Proteger as informações de nossos clientes é de extrema importância para nós e as armazenamos de acordo com suas instruções”.
Os EUA são o principal gerador de receita para a Wuxi. No ano passado, segundo dados da empresa, mais de dois terços dos valores arrecadados vieram do país. Entre 2018 e 2023, A receita da empresa mais que quadruplicou, chegando a US$ 5,6 bilhões (R$ 28 bilhões).
A embaixada da China em Washington também se manifestou, dizendo que as alegações do Congresso de que o WuXi AppTec representava uma ameaça à segurança nacional eram "injustificadas".
“Se alguém acredita que a WuXi AppTec ou as suas empresas relacionadas violaram as leis relativas aos direitos de propriedade intelectual, deve fornecer provas convincentes para apoiar as suas alegações”, declarou.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião