• Carregando...

Os glaciares do Himalaia perderam 21% de sua superfície desde 1962, até ficarem reduzidos a uma área de 1.628 quilômetros quadrados, afirmou o especialista em glaciares, Anil Kulkarni, em entrevista publicada pela imprensa indiana.

Segundo o especialista, existem relatórios do retrocesso de 466 glaciares, cuja sustentabilidade está ameaçada pela fragmentação dos maiores, pelo desaparecimento dos menores e pela mudança climática.

A perda de massa de gelo é ainda mais evidente entre os 127 glaciares de menos de um quilômetro quadrado estudados no Himalaia pelo especialista, que perderam 38% de sua superfície desde 1962.

Kulkarni, pesquisador do Centro de Aplicação Espacial de Ahmedabad, no estado de Gujarat, no oeste da Índia, realizou com sua equipe expedições a mais de 4 mil metros de altitude, em condições meteorológicas extremas.

Na entrevista, publicada pelo jornal The Times of India, Kulkarni descartou, no entanto, um possível desaparecimento dos glaciares do Himalaia até 2035. Segundo explicou, eles estão situados a uma grande altitude e demoram a responder ao aquecimento ambiental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]