Londres – O Google se tornou a marca mais cara do mundo em 2006, avaliada em US$ 66,3 bilhões, segundo o ranking BrandZ. A pesquisa, feita em parceria com o jornal Financial Times, foi publicada ontem pela empresa de consultoria Millward Brown.

CARREGANDO :)

De acordo com o levantamento, a gigante de buscas aumentou o valor de sua marca em 77% no último ano, desbancando a General Electric (GE), cujo valor foi estimado em US$ 61,8 bilhões; a Microsoft, com US$ 54,9 bilhões, e a Coca-Cola, avaliada em US$ 44,1 bilhões, aparecem na seqüência.

Segundo a consultoria que elabora o ranking, o valor das cem empresas da lista em 2006 cresceu 10,6% na comparação com 2005, indo de US$ 1,44 trilhão para US$ 1,6 trilhão.

Publicidade

O relatório aponta outra dado interessante: que os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estão puxando o crescimento das grandes marcas mundiais. Segundo o levantamento, marcas como McDonald’s, Levi’s, Nike e Zara ganham dinheiro com o aumento da renda das grandes nações em desenvolvimento.

Os criadores do site Google, que registraram o domínio google.com em setembro de 1997, conseguiram em menos de uma década estabelecer uma marca com um valor superior ao do refrigerante mais bebido do mundo, a Coca-Cola, da cadeia de fast-food McDonald’s e da marca de carros de luxo BMW. A pesquisa, além de levar em conta informações financeiras, considera a opinião de mais de 1 milhão de usuários.