Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decreto de Trump

Google Maps vai alterar nome do Golfo do México para Golfo da América nos EUA

Google Maps vai alterar nome do Golfo do México para Golfo da América nos EUA
Escritório do Terminal St. John"s do Google em Nova York (Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL)

Ouça este conteúdo

O Google anunciou nesta segunda-feira (27) que passará a exibir o nome "Golfo da América" no lugar de "Golfo do México" para seus usuários do Maps nos Estados Unidos. A decisão ocorre após determinação do presidente Donald Trump, que assinou um decreto oficializando a mudança de nome do local logo após assumir a Casa Branca no último dia 20.

No anúncio, a empresa americana esclareceu que a alteração reflete sua prática de aplicar mudanças de nomes com base em fontes governamentais oficiais. No X, o Google explicou que “tem uma prática de longa data de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes governamentais oficiais”. A empresa acrescentou que a mudança no Maps será oficializada depois que a atualização for registrada pelo Sistema de Informações sobre Nomes Geográficos (GNIS, na sigla em inglês), a base de dados do governo americano responsável por nomes geográficos.

Segundo o Google, a alteração no nome será visível apenas para os usuários localizados nos Estados Unidos. Para usuários que vivem em outras regiões do mundo, a nomenclatura permanecerá inalterada e ambas as designações – "Golfo do México" e "Golfo da América" – serão exibidas.

“Quando os nomes oficiais variam entre países, os usuários do Maps veem o nome oficial local. Em outras partes do mundo, todos veem ambos os nomes. Isso também se aplica neste caso”, afirmou a empresa.

A decisão de Trump em alterar o nome do Golfo do México faz parte de um esforço mais amplo para reforçar símbolos que ele considera mais alinhados à identidade e história americana. Entre essas mudanças, destaca-se também a reversão do nome do Monte Denali, no Alasca, que voltará a ser chamado de Monte McKinley, em homenagem ao ex-presidente William McKinley. Trump já havia elogiado McKinley anteriormente por seu uso de tarifas como ferramenta política.

No México, a presidente Claudia Sheinbaum minimizou durante coletiva de imprensa na semana passada o impacto da decisão de Trump, afirmando que o Golfo do México continuará sendo chamado dessa forma fora do território americano.

“O Golfo do México segue sendo Golfo do México”, declarou Sheinbaum, exibindo a ordem executiva do republicano, que especifica que a mudança no nome se aplica apenas à plataforma continental dos Estados Unidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.