A Google concordou em pagar US$ 185 milhões em impostos atrasados na Inglaterra. O anúncio provocou críticas da oposição, que classificaram o acordo de “irrisório”. A empresa de internet, que atualmente faz parte da holding Alphabet, vem sendo alvo de críticas por canalizar os lucros europeus para nações como Irlanda e as Bermudas, onde não há o pagamento de impostos.
Em 2013, a empresa enfrentou uma investigação no Reino Unido após reportagens da Reuters revelar que a gigante da internet não gerava receita no país. Na sexta-feira (22), a Google informou que o acordo resolve a investigação do governo, que acusava a companhia de não pagar impostos desde 2005. A empresa ainda concordou em calcular a base de pagamento futuro de impostos. Em comunicado, a Google disse que “a forma como as multinacionais são taxadas tem sido alvo de debates por muitos anos e o sistema fiscal internacional está mudando. Este acordo reflete essa mudança”.
O Ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne saudou o acordo em seu perfil no Twitter, dizendo que isso reflete as novas regras. Já John McDonnell, economista do partido Trabalhista britânico, disse que o valor é “relativamente trivial em comparação ao que deveria ter sido pago.
Autoridades de Concorrência da União Europeia têm investigado empresas como Amazon, a unidade da Fiat em Luxemburgo, a Apple Irlanda e ea Starbucks naa Holanda. Com isso, essas companhais poderão ser alvo de processos.
Deixe sua opinião