• Carregando...

Investimento

US$ 4 milhões foram pagos pelo Google pela compra da 23andMe, uma pequena empresa de pesquisa genética. O objetivo é fazer a combinação do perfil genético e do histórico de internet de uma pessoa.

Londres – O objetivo anunciado pelo Google, o maior site de buscas do mundo, de ajudar as pessoas a organizar suas vidas, uma espécie de "Big Brother" do bem, causa preocupação nos defensores da privacidade. A empresa americana pretende criar a mais completa base de dados de informações pessoais sobre seus usuários. O objetivo, segundo o presidente do Google, Eric Schmidt, é ajudar os usuários a decidir, por exemplo, como usar seu tempo livre no dia seguinte ou qual trabalho escolher em determinado momento da vida.

Fontes do Google no Reino Unido disseram que, por enquanto, não há um projeto concreto, mas simplesmente uma proposta apresentada em 1.º de maio, denominada "iGoogle". O produto é uma espécie de Google personalizado com acesso ao histórico de buscas do usuário, ao e-mail do Gmail e ao calendário. O Google reconhece que o projeto está em fase adiantada no gerenciamento da informação que a empresa conseguiu reunir sobre seus usuários.

A intenção do Google foi anunciada ao mesmo tempo em que foi divulgada a informação de que a empresa investiu cerca de US$ 4 milhões em uma pequena firma de pesquisa genética chamada 23andMe. A combinação do perfil genético e do histórico de internet de uma pessoa podem tornar-se uma importante ferramenta para determinar o comportamento futuro de qualquer usuário da rede.

Os defensores da privacidade temem que o acúmulo de dados pessoais na internet represente uma invasão crescente e clandestina das liberdades civis.

A preocupação foi intensificada, segundo o jornal "The Independent", pela oferta de US$ 3,1 bilhões lançada pelo Google sobre a companhia de publicidade na internet DoubleClick. A companhia consegue elaborar a imagem do comportamento de uma pessoa, combinando o histórico de busca na rede com informação dos cookies, códigos que permitem conhecer os interesses dos usuários segundo as páginas que visitam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]