O ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev propôs a realização de um referendo sobre reformas constitucionais para "acabar com a autocracia" na Rússia, informou neste sábado (28) o diário local "Novaya Gazeta".
"Poderia ser colocada no referendo a seguinte pergunta: você apoia as reformas políticas e constitucionais que acabariam com a autocracia na Rússia e garantiriam a soberania do povo?", declarou Gorbachev.
O ex-presidente defendeu a criação de um novo partido democrático que "assumiria a responsabilidade de renovar a Constituição".
Gorbachev, social-democrata convicto, reivindicou a renúncia dos dirigentes russos após denunciar a fraude em favor do partido de Putin, o Rússia Unida, nas eleições legislativas de dezembro.
O ex-líder soviético aconselhou o primeiro-ministro russo a entregar seu cargo após as grandes manifestações em protesto pela fraude governista.
Putin, por sua vez, já criticou Gorbachev em diversas ocasiões por permitir a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1991.
De acordo com a reforma constitucional introduzida em 2008 pelo atual presidente russo, Dmitri Medvedev, a partir destas eleições os mandatos presidenciais serão de seis anos, pelo que Putin, claro favorito da campanha presidencial, poderia manter-se no poder durante dois mandatos, até 2024.