O furacão Gordon perdeu força e foi rebaixado para a categoria 2, enquanto a tempestade tropical Helene mostrou poucas mudanças na sexta-feira, na rota de ambos por mar aberto no oceano Atlântico.
A Helene, oitava tempestade tropical da temporada de 2006 de furacões do Atlântico, tinha ventos de 75 quilômetros por hora às 6h (horário de Brasília), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
O olho da tempestade estava localizado cerca de 1.710 quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde, e movia-se em direção oeste-noroeste a 24 quilômetros por hora, disse o centro, em um comunicado.
Seu progresso deve diminuir durante as próximas 24 horas, mas ela ainda pode se tornar um furacão, apesar de que provavelmente seguirá para noroeste antes de se aproximar da costa oeste dos EUA, mostraram modelos de computador.
Já o Gordon, o terceiro furacão da temporada, tinha seu centro 1.090 quilômetros a leste das Bermudas, movendo-se em direção nordeste a 15 quilômetros por hora.
Com os ventos baixando para 154 quilômetros por hora, o limite para a classificação na categoria 3 na escala Saffir-Simpson, o Gordon está agora na categoria 2. Ele deve enfraquecer ainda mais nas próximas horas.
Com três furacões que se formaram em agosto e setembro, a temporada de 2006 tem sido suave se comparada com 2005, quando 28 tempestades assolaram o Atlântico e o Caribe, 15 das quais tornaram-se furacões.
Deixe sua opinião