Ao menos dois ônibus com imigrantes, fretados pelo governo do Texas, foram enviados na noite de Natal a Washington, até a residência oficial da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, segundo informou neste domingo (25) a imprensa local.
O governador do Texas, Greg Abbott, tem enviado, desde abril, dezenas de ônibus com imigrantes a estados liderados por políticos democratas, como método de protesto contra a política migratória do presidente dos EUA, Joe Biden. A medida é criticada por organizações de direitos humanos.
As pessoas que desceram dos ônibus foram atendidas por organizações sociais que, há meses, ajudam os migrantes com roupas, alimentos e abrigos. Algumas das pessoas chegaram à Washington vestidos apenas com camisetas, em plena tempestade de inverno que está atingindo boa parte dos EUA, provocando o Natal mais frio em décadas.
Nesta semana, vários estados do país governados por conservadores, entre eles, o Texas, conseguiram nos tribunais adiar o fim de uma política de saúde federal que permite expulsar de forma expressa as pessoas que cruzam a fronteira de maneira irregular, sem que possam pedir asilo.
A norma adotada pela gestão do ex-presidente Donald Trump e utilizada também no governo de Biden, deveria deixar de valer em 21 de dezembro, por uma ordem judicial, mas a Suprema Corte americana congelou a decisão.
Durante os últimos dias, milhares de pessoas cruzaram a fronteira com o México e muitas delas se concentraram na cidade de El Paso, no Texas, onde tiveram que dormir sob temperaturas muito baixas.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista