O governador do Texas, Greg Abbott, enviou um ônibus lotado de imigrantes ilegais para o bairro da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em Washington.
Segundo publicado pela National Review, a ação ocorreu no último domingo (14), Dia das Mães, como forma de protesto contra o fim da medida sanitária conhecida como Título 42, que previa a expulsão imediata de imigrantes ilegais nos Estados Unidos como estratégia de contenção da Covid-19.
De acordo com a National Review, o ônibus estacionou no Observatório Naval de Washington e transportava imigrantes majoritariamente provenientes de Del Rio, cidade localizada no sul do Texas e que faz fronteira com Ciudad Acuña, no México.
Esta não é a primeira vez que imigrantes são enviados para a residência da vice-presidente. Na véspera de Natal do ano passado, o governador republicano Abbott enviou três ônibus com mais de 100 pessoas, também para o Observatório Naval. O governador da Flórida, Ron DeSantis, cotado para a próxima corrida presidencial, tem adotado a mesma atitude nos últimos meses, enviando ônibus para cidades consideradas progressistas, especialmente Nova Iorque, como forma de crítica à política de fiscalização de fronteiras "extremamente negligente" adotada pelo governo de Joe Biden, que, na visão dos governadores, tem contribuído para uma crise imigratória no país.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”