Governos de 16 estados americanos apontaram “motivação política flagrante” de Biden com o programa| Foto: EFE/EPA/ANNABELLE GORDON/CNP/POOL
Ouça este conteúdo

Os governos de 16 estados americanos ingressaram nesta sexta-feira (23) com uma ação na Justiça dos Estados Unidos contra um programa federal da gestão Joe Biden para que imigrantes ilegais casados com cidadãos do país regularizem sua situação.

CARREGANDO :)

O programa, lançado em junho e que abriu inscrições na última segunda-feira (19), pode beneficiar cerca de 500 mil imigrantes sem status legal. Os 16 governadores que contestam a medida são do Partido Republicano, de oposição a Biden.

Segundo informações da agência Associated Press, o processo foi apresentado em um tribunal federal em Tyler, no estado do Texas.

Publicidade

“Esta ação incentiva a imigração ilegal e prejudicará irreparavelmente os estados demandantes”, diz o texto protocolado, que aponta “motivação política flagrante” de Biden com o programa.

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, disse em uma declaração que o plano “viola a Constituição e piora ativamente o desastre da imigração ilegal que está prejudicando o Texas e nosso país”. A gestão Biden ainda não se pronunciou sobre a ação.