Ouça este conteúdo
A Força Aérea argentina enviou nesta quinta-feira (9) o primeiro avião com ajuda ao Rio Grande do Sul, oferecido pelo governo de Javier Milei ao Brasil. Ao todo, foram transferidas duas estações purificadoras de água e 72 mil pastilhas purificadoras para ajudar as vítimas das inundações históricas que assolam o estado brasileiro.
Em entrevista à emissora CNN, o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Bitelli, afirmou que “por enquanto, é o que Brasil necessita. O resto está sendo analisado”. O diplomata esteve na Base Aérea de El Palomar, ao lado do ministro argentino da Defesa, Luis Petri, para tratar sobre outros itens que possam ser úteis para o governo do Brasil.
Petri disse que a aeronave com os suprimentos chegará à base militar de Canoas e ficará à disposição do Comando Conjunto Militar brasileiro, que opera na zona de emergência.
Além dos itens mencionados, a Argentina também ofereceu 20 homens e cães da Polícia Federal, especialistas em logística da Comissão de Capacetes Brancos (equipe de prestação de ajuda humanitária do país), um avião para transporte de pessoas ou carga, três helicópteros, equipamento móvel sanitário com equipe de saúde, mergulhadores táticos da Marinha Argentina e Unidades de engenheiros com embarcações.
De acordo com a CNN, essas outras opções ainda estão sendo avaliadas em Brasília.