O Ministério das Relações Exteriores emitiu, na tarde deste sábado (7), uma nota sobre a situação na Síria. No comunicado, o governo brasileiro diz que acompanha “com preocupação a escalada de hostilidades na Síria”. “O Brasil apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país”, segue a nota.
O Ministério ainda aponta que monitora a situação e que não há brasileiros entre as vítimas até então. A orientação é que os brasileiros que vivem na Síria busquem sair do país. Não há informações sobre voos de repatriação e o alerta consular informa que os brasileiros devem sair da Síria por meios próprios. O Aeroporto Internacional de Damasco permanece aberto, mas com restrições em relação às companhias aéreas operando voos.
A nota do ministério brasileiro é anterior a declaração de deposição do ditador Bashar Al-Assad feita neste domingo após insurgentes tomarem o controle da capital do país. Após o anúncio da deposição do governo, milhares de pessoas se reuniram na praça principal de Damasco para celebrarem a queda do ditador. Os festejos contaram com gritos de "liberdade", carros de som e tiros.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver pessoas subindo em tanques militares abandonados para tirar fotos e comemorar a tomada do país por forças rebeldes.