O Ministério da Habitação da Colômbia pediu neste domingo o "início", o mais breve possível, das investigações" sobre o desabamento no sábado de um edíficio residencial de 24 andares em Medellín e em cujos escombros as autoridades buscam 11 pessoas desaparecidas.

CARREGANDO :)

"É considerado importante iniciar, o mais rápido possível, as investigações que permitam determinar as causas do desabamento do edifício para determinar a responsabilidade na execução da obra", diz um comunicado distribuído pelo Ministério.

A Torre 6 do Edifício Space desabou às 20h20 local de sábado (22h20, horário de Brasília) e a tragédia só não foi maior já que as casas ao lado tinham sido desalojadas na sexta-feira, quando apareceram fendas na estrutura.

Publicidade

No comunicado, o Ministério remarca que para a execução do edifício "é designado um profissional (engenheiro civil ou arquiteto) cuja responsabilidade antecipa a construção".

O Ministério lembra, além disso, que "tanto os arquitetos quanto os engenheiros que assinaram os documentos são responsáveis por qualquer contratempo".

Segundo o Ministério, "as falhas apresentadas pela edificação deveriam ser advertidas no momento de sua execução, sem permitir o avanço da mesma" e adverte que o código civil "consagra uma responsabilidade civil para o construtor pelo problema originado em um vício de construção".

Neste momento, as autoridades antecipam trabalhos de busca entre os escombros de 1 pessoas desaparecidas entre operários, um vigilante e um residente que estavam encontravam no lugar no momento do desabamento.

Na sexta-feira, todos os residentes da Torre 6 foram evacuados e realocados em hotéis próximos ou residências de parentes depois que apareceram fendas em uma das colunas e em várias paredes do edifício.

Publicidade