A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, lamentou tragédia no Brasil| Foto: EFE/EPA/OLIVIER MATTHYS
Ouça este conteúdo

O governo italiano, comandado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, lamentou a tragédia do Rio Grande do Sul e ofereceu ajuda ao povo brasileiro atingido pelas inundações históricas no Estado.

CARREGANDO :)

No domingo (5), a premiê italiana disse por meio de uma publicação nas redes sociais que recebeu a notícia com "dor" e que o governo da Itália daria apoio à população afetada. "Com dor, tomo conhecimento da terrível inundação que atingiu o Rio Grande do Sul, deixando a cidade de Porto Alegre, no Brasil, de joelhos. As minhas mais sinceras condolências e às do governo italiano às populações afetadas", disse.

O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosseto, também se pronunciou sobre a tragédia, oferecendo apoio a "todos aqueles que enfrentam essa terrível provação”. Na publicação, Crosseto disse que o país está preparado para contribuir com ajuda às vítimas.

Publicidade

Outros países também ofereceram ajuda ao Brasil para enfrentar a catástrofe nos últimos dias. Nesta segunda-feira (6), o governo argentino, liderado por Javier Milei, disse que está à disposição do Brasil para colaborar em prol das vítimas das inundações na região sul.

“Em consequência das graves inundações no estado do Rio Grande do Sul, o Governo da República Argentina, por meio do Ministério da Defesa, do Ministério da Segurança e da Comissão de Capacetes Brancos desta Chancelaria, ofereceu ao Governo da República Federativa do Brasil sua plena colaboração”, informou a Casa Rosada em comunicado.

No fim de semana, o regime da Venezuela, aliado de Lula, e o Uruguai também ofereceram ajuda ao povo brasileiro. O governo uruguaio disse que enviaria um helicóptero e tripulação de sua Força Aérea para auxiliar nos resgates das vítimas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]