O governo da Venezuela assumiu o controle nesta segunda-feira (6) de uma quinta parte do total das ações da Globovisión, emissora de TV que faz oposição ao presidente Hugo Chávez, informou a agência estatal de notícias.
Autoridades do setor bancário começaram a liquidar uma empresa que detinha 20% das ações do canal de notícias, segundo a Gaceta Oficial. De acordo com a agência de notícias AVN, a liquidação põe essas ações sob controle estatal.
Não ficou claro se o governo planeja manter sua participação na Globovisión ou vendê-la.
A parcela de 20% provavelmente não seria suficiente para que o governo influenciasse a linha editorial da emissora, nomeando novos integrantes na direção, mas poderia lhe garantir presença na assembleia de acionistas.
Chávez já ameaçou anos atrás fechar a Globovisión, cuja linha editorial é fortemente contrária às políticas socialista do governo. A TV é considerada um bastião da oposição em meio a numerosos canais pró-governo.
A Globovisión já foi enfraquecida por uma minuciosa investigação governamental. Dois de seus principais acionistas, Guillermo Zuloaga e Nelson Mezerhane, fugiram para os Estados Unidos para escapar das acusações de fraude no sistema financeiro.
No mês passado, Chávez acusou Zuloaga de tramar seu assassinato, o que o empresário negou categoricamente.