O governante Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) e o opositor Partido Republicano do Povo (CHP) afirmaram neste domingo (30) que venceram as eleições em Ancara e Istambul, as duas principais cidades da Turquia.
Mais de cinco horas depois do fechamento das últimas zonas eleitorais, com 50% dos votos apurados, segundo a imprensa, os candidatos a prefeito dos dois grandes partidos se declararam vencedores e acusaram o adversário de manipular os resultados.
Com as estimativas parciais no país dando vitória ao AKP, que teria ficado com entre 44% e 49% dos votos, o resultado nas duas cidades ainda não está claro.
Em Istambul, um porta-voz do AKP afirmou que o atual prefeito, Kadir Topbas, "continuará no cargo," embora segundo alguns meios de comunicação o candidato opositor estava a uma distância de apenas um ponto.
Por outro lado, o CHP assegurou que seu candidato obteve a vitória com 39% dos votos.
Pelas redes sociais circulavam várias acusações de manipulação eleitoral em Istambul a favor do partido governamental, sobretudo cortes de luz que impossibilitavam ou dificultavam a apuração dos votos.
Também em Ancara, ambos partidos se atribuíram a vitória publicamente.
Segundo alguns observadores independentes, esta é a primeira vez que as eleições turcas são tão disputadas.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas