Cairo - Representantes egípcios reuniram-se ontem com integrantes do grupo islâmico Hamas, no Cairo, para discutir uma proposta de trégua. O Egito fez um apelo oficial para que o movimento Hamas assine o acordo "agora", na expectativa de anunciar um cessar-fogo antes do fim da semana.

CARREGANDO :)

O governo de Israel confirmou ontem que o negociador israelense, Amos Gilad, viajará para o Cairo nesta semana para discutir a possibilidade de trégua.

Gilad adiou a viagem por dias, argumentando que a ocasião ainda não era a ideal. Funcionários da pasta da Defesa disseram que, dependendo do que ocorra, Israel pode chegar mais perto de um cessar-fogo ou mesmo lançar uma nova fase na ofensiva. Eles falaram sob condição de anonimato.

Publicidade

Inicialmente os funcionários disseram que Gilad viajaria hoje, porém depois informaram que ele partirá amanhã.

"Estamos trabalhando seriamente com o Hamas, precisamos encerrar as incertezas e eles precisam dizer sim, agora, ao nosso plano", afirmou um alto diplomata egípcio, que pediu para não ser identificado. "O Egito espera que a máquina de guerra israelense possa ser parada até o final da semana e que os massacres acabem".

O diplomata disse que Israel "parece agora concordar" com o plano de trégua lançado pelo presidente egípcio Hosni Mubarak uma semana atrás, mas o Hamas resiste a assinar o acordo.

"Os delegados do Hamas provenientes de Damasco demonstraram o luxo da paciência enquanto as pessoas em Gaza estão mais na pressa de acabar com isso", disse o diplomata.