Ouça este conteúdo
O novo governo interino da Síria nomeou neste domingo (22) Maher Marwan Idlibi como o novo governador de Damasco para o período de transição, um dia após nomear homens de confiança do líder de fato, Ahmed al Sharaa, como ministros da Defesa e das Relações Exteriores.
Idlibi, nascido em Damasco, ocupa este cargo a partir desta semana, segundo o governo, explicando que o agora novo governador fugiu da capital síria em 2011, no início das revoltas populares contra o regime de Bashar al Assad, no âmbito da chamada Primavera Árabe.
O novo governador, que estudou sharia (lei islâmica) e direito na Universidade de Idlib, trabalhou em várias instituições do Governo de Salvação, a administração estabelecida na província de Idlib - no noroeste da Síria e antigo reduto da oposição no país - desde 2017.
Esta administração foi o braço político da Organização para a Libertação do Levante (Hayat Tahrir al Sham, ou HTS, em árabe), que liderou a coalizão insurgente que derrubou o regime de Assad em apenas 12 dias.
O governo interino continua assim a nomear cargos-chave para o período de transição da nova Síria, depois de a nova administração ter nomeado ontem Marhaf Abu Qasra (conhecido pelo nome de guerra Abu al Hasan al Hamawi) como ministro da Defesa interino, bem como Asaad Hasan al Shaibani (que anteriormente se autodenominava Zaid al Attar) como titular das Relações Exteriores, ambos homens de confiança de Al Sharaa.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula