Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito no golfo

Governo iraquiano confirma construção de presídio em Bagdá

Bagdá (Reuters) – O governo iraquiano confirmou ontem que as tropas norte-americanas finalizarão em julho a construção de uma prisão em Bagdá, para onde serão levados os detidos mantidos em Abu Ghraib. Segundo o subsecretário do Ministério da Justiça iraquiana, Busho Ibrahim, a nova prisão será localizada em uma base militar perto do aeroporto de Bagdá, no oeste da capital. O comando militar americano anunciou que os prisioneiros na parte da prisão de Abu Ghraib administrada pelo Exército dos EUA – cerca de 4,5 mil internos – serão transferidos dentro de três meses para outra prisão próxima ao aeroporto. Ibrahim assegurou que, na outra parte de Abu Ghraib, sob supervisão das autoridades do governo interino iraquiano, "já não existem detidos, pois foram transferidos a outras prisões iraquianas por razões de segurança".

"Enviamos cerca de 1,5 mil presos a outras prisões. É uma medida temporária, provocada pela deterioração da situação nas zonas próximas à prisão de Abu Ghraib", acrescentou Ibrahim.

A maior das prisões administradas pelos Estados Unidos no Iraque até o momento é a de Abu Ghraib, onde em 2004 foram registrados atos de torturas e maus-tratos que causaram indignação mundial.

Ontem, bombas e tiros mataram pelo menos 21 pessoas no Iraque. A violência sectária, agravada depois do ataque a um templo de Samarra, no dia 22 de fevereiro, tem piorado as divisões políticas no país.

O ataque mais grave de ontem ocorreu em Fallujah, onde um caminhão-bomba explodiu matando pelo menos 11 pessoas. Em Bagdá, foram encontrados oito corpos de pessoas assassinadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.