O presidente da Argentina, Javier Milei| Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni
Ouça este conteúdo

O governo do novo presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta sexta-feira (15) que venderá dois aviões da frota da estatal petrolífera YPF, um dos quais era usado pela ex-vice-presidente do país Cristina Kirchner para viajar ao sul da Argentina, segundo informações do jornal Clarín.

CARREGANDO :)

O governo confirmou que as aeronaves eram utilizadas “exclusivamente” pela classe política do país.

O anúncio foi feito pelo porta-voz presidencial, Manuel Adorni, que afirmou que o ajuste sobre os gastos do funcionamento público rondará os US$ 3 bilhões anuais (R$ 14 bilhões). Adorni também disse que o governo venderá os veículos oficiais que não estejam em condições de serem usados pelas forças de segurança.

Publicidade

Além disso, reduzirá pela metade o número de motoristas destinados ao transporte de políticos e congelará os planos sociais que tenham intermediários.

O porta-voz destacou que o governo está “satisfeito” com a reação do mercado às primeiras medidas econômicas de Milei, que incluem cortes de gastos públicos, controle da inflação e reformas estruturais.

Adorni também comunicou que Milei doará seu último salário como deputado e que o presidente apoiou o protocolo contra as manifestações anunciado pela ministra da Segurança, Patricia Bullrich, nesta quinta-feira (14).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]