O governo rebelde da Líbia, o Conselho Transicional Nacional (NTC), informou que seus diplomatas vão assumir a embaixada em Londres anteriormente ocupada pelo governo de Kadafi nesta terça-feira, reforçando a meta de reconhecimento internacional.
A Grã-Bretanha reconheceu o NTC como único governo legítimo da Líbia no final de julho e disse que convidaria uma nova equipe diplomática líbia composta por membros da oposição.
Famílias de vítimas rebeldes da guerra civil vão içar a bandeira vermelha, preta e verde representando o movimento rebelde líbio na tarde desta terça-feira, informou o NTC em comunicado enviado por e-mail.
A bandeira verde líbia do governo de Kadafi pairava sobre o prédio até este final de semana, quando foi enrolada ao redor de seu mastro e, então, retirada.
"A reabertura da Embaixada simboliza quão longe nós chegamos. A Embaixada representa o governo legítimo da Líbia e, em linha com isso, vai servir toda a comunidade líbia independentemente das alianças políticas", afirmou o novo encarregado de relações, Mahmud Nacua, em comunicado.