Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Governo sírio acusa EUA e Jordânia de treinarem "terroristas"

O regime sírio acusou os Estados Unidos de colaborarem com a Jordânia para treinar supostos "terroristas" em solo jordaniano, que depois entram na Síria, em um editorial publicado nesta quinta-feira (4) no jornal Al Zaura, considerado porta-voz do governo de Damasco.

No artigo, também se denuncia a criação de campos de treinamento fixos e móveis em território jordaniano.

"Hoje (a Jordânia) pode sofrer o verdadeiro significado de se afundar no caos", advertiu o jornal.

Recentemente, surgiram informações na imprensa jordaniana que revelavam a presença de mil especialistas militares dos Estados Unidos e da União Europeia, que poderiam ter sido enviados para perto da fronteira entre a Síria e a Jordânia.

Essas forças estariam treinando o Exército jordaniano para enfrentar a possibilidade do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, decidir lançar um ataque com armas químicas.

Estas informações não foram confirmadas pelas autoridades da Jordânia. Já a Frente de Ação Islâmica (FAI), principal partido de oposição do país, condenou a suposta presença de especialistas militares estrangeiros no país.

O futuro papel das forças americanas na Jordânia foi um dos assuntos que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, analisou com o rei jordaniano, Abdullah II, em sua visita realizada há duas semanas ao país árabe.

Durante sua viagem pelo Oriente Médio, Obama expressou suas reservas sobre a possibilidade de fornecer ajuda militar aos rebeldes sírios por medo de que as armas caiam em mãos extremistas.

Em outubro do ano passado, o Exército jordaniano negou que soldados americanos tivessem chegado na Jordânia para ajudar no recebimento dos refugiados sírios e na prevenção a um ataque químico, como Washington tinha informado.

Mais de 460 mil refugiados sírios vivem atualmente na Jordânia, dos quais 130 mil residem no campo de Zaatari, ao norte de Amã.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.