A Grã-Bretanha está "considerado seriamente" tomar ação judicial contra a Espanha a respeito das cobranças na fronteira com Gibraltar, que tem provocado atrasos na travessia, disse um porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron.
As tensões sobre Gibraltar, território britânico no Mediterrâneo reivindicado pelos espanhóis, surgiram no início do mês, quando a Espanha queixou-se que um recife artificial que está sendo construído por Gibraltar iria bloquear os seus navios de pesca.
A Espanha impôs medidas como um fiscalização mais rigorosa para as pessoas que entram no país a partir de Gibraltar, provocando atrasos para milhares de turistas e cidadãos locais. Madri também cogita cobrar taxas mais caras para a entrada no país e impor restrições sobre o uso do espaço aéreo para voos que vão para o aeroporto de Gibraltar.
O porta-voz de Cameron disse que a Grã-Bretanha considera as verificações espanholas mais rígidas na fronteira "politicamente motivadas e totalmente desproporcionais", e devem ser retiradas.
Gibraltar tem sido uma fonte de tensão desde que a Espanha cedeu o território à Grã-Bretanha no Tratado de Utrecht, 300 anos atrás.