As tropas britânicas irão entregar aos soldados dos Estados Unidos a responsabilidade por um dos distritos mais violentos do sul do Afeganistão, numa reconfiguração das forças sob comando da Otan na região, disse nesta terça-feira o site do jornal britânico Guardian, citando fontes políticas não identificadas.

CARREGANDO :)

Segundo o jornal, a Grã-Bretanha vai retirar seus mil soldados do distrito de Sangin, província de Helmand, onde seriam substituídos pelas forças norte-americanas, agora em maioria na província.

Cerca de um terço das 312 mortes de soldados britânicos em nove anos de guerra ocorreu no vale do Sangin, no norte da província.

Publicidade

O Ministério da Defesa britânico não quis comentar a notícia, dizendo apenas que a Grã-Bretanha apoia totalmente as decisões dos comandantes na mobilização de tropas. Um general norte-americano da Marinha comanda atualmente as tropas em Helmand.

O secretário de Defesa da Grã-Bretanha, Liam Fox, deve ir na quarta-feira ao Parlamento para anunciar as mudanças no posicionamento das tropas britânicas no Afeganistão.

Os militares descrevem Sangin como sendo talvez a área mais desafiadora para as forças britânicas no Afeganistão. Quase todos os 9.500 soldados britânico presentes no país estão baseados em Helmand, cenário dos piores combates na guerra do Afeganistão.

As forças britânicas representam cerca de um terço do contingente estrangeiro em Helmand, mas são responsáveis por proteger a maior parte da população. A retirada das tropas britânicas de Sangin poderia contribuir para a eliminação desse desequilíbrio.

As tropas britânicas já entregaram o controle de outros vales montanhosos de Helmand aos fuzileiros navais dos Estados Unidos, que chegaram em grande número à província no ano passado.

Publicidade

Mais forças dos Estados Unidos estão sendo deslocadas para o sul do Afeganistão, como parte de uma estratégia de reforço militar que deve elevar o contingente a 150 mil soldados.

Também nesta terça-feira, o secretário britânico de Exterior, William Hague, disse que dentro de cinco anos as tropas britânicas serão retiradas de todas as funções de combate no Afeganistão.

O custo financeiro e humano da guerra faz com que ela seja cada vez mais impopular nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Junho foi o mês mais letal para as tropas estrangeiras no Afeganistão desde o início do conflito.