Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pressão

Grã-Bretanha propõe duras sanções da ONU contra Irã

Empresas aéreas e embarcações do Irã podem ter sua permissão de trânsito negada e dois bancos iranianos podem ter seus bens congelados sob propostas informais da Grã-Bretanha para novas sanções da Organização das Nações Unidas ao Irã.

A proposta confidencial, obtida pela Reuters na sexta-feira, tem a intenção de reforçar a pressão sobre o Irã, após o país islâmico ter desafiado as exigências do Conselho de Segurança da ONU para que encerre suas atividades nucleares, principalmente o enriquecimento de urânio.

Autoridades européias e norte-americanas insistiram que a proposta sob discussão não deve ameaçar os mercados de petróleo, que tem o Irã como grande produtor e exportador.

A Grã-Bretanha também sugeriu proibir novos contratos bélicos com o Irã, viagens internacionais para autoridades graduadas de segurança iranianas e contínuo trabalho da Rússia na usina nuclear de Bushehr, segundo um projeto datado do dia 14 de junho.

Grã-Bretanha, Estados Unidos e outras potências começaram discussões preliminares sobre uma terceira resolução da ONU com sanções mais rigorosas contra o Irã, mas negociações formais ocorrerão após as conclusões de outras conversas no sábado entre o chefe de questões nucleares iraniano e o chefe de política externa da União Européia, Javier Solana.

Propostas iniciais quase sempre refletem duras posições, as quais frequentemente são reescritas no Conselho de Segurança no processo de negociação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.