A Grã-Bretanha está "dobrando, triplicando, quadruplicando" as medidas de segurança para a Maratona de Londres no fim de semana, após os trágicos acontecimentos em Boston, disse o vice-premiê britânico, Nick Clegg, nesta quinta-feira (18).
Duas explosões na linha de chegada da Maratona de Boston, na segunda-feira (15), mataram três pessoas e feriram 176. Nenhuma prisão foi feita até o momento.
A corrida de Londres, organizada pela primeira vez em 1981, vai atrair 36 mil corredores, entre eles o britânico bicampeão olímpico Mo Farah, no domingo. Centenas de milhares de torcedores tradicionalmente se alinham ao longo do percurso de 42 km para acompanhar a prova.
Em um pronunciamento semanal por telefone à rádio LBC, Clegg disse que as imagens de Boston foram chocantes.
Ele disse que tinha contactado pessoalmente o chefe da Polícia Metropolitana de Londres sobre a segurança da corrida, que atravessa marcos como a Tower Bridge e passa pelo distrito financeiro de Canary Wharf antes de terminar em frente ao Palácio de Buckingham.
"Eu falei com o comissário metropolitano sobre isso ontem, e eu tenho uma enorme confiança na polícia e nos serviços de segurança do país", disse Clegg.
"Eles fazem um trabalho incrível em nos manter seguros o tempo todo. Eles estão fazendo uma dupla, tripla, quádrupla verificação de todos os seus procedimentos para a maratona, porque é claro que o que aconteceu em Boston é simplesmente horrível".
- Obama visita Boston em meio a caçada por suspeito visto em vídeo
- FBI identifica suspeito de enviar cartas com ricina
- FBI não vê ligação entre cartas suspeitas e ataque em Boston
- Tribunal de Boston é esvaziado após ameaça de bomba
- Suspeito de ataques em Boston é identificado em vídeo; autoridades negam prisão