A Grã-Bretanha vai reconhecer o rebelde Conselho Transicional Nacional como único governo legítimo da Líbia, disse o secretário de Relações Exteriores, William Hague, nesta quarta-feira.
"Esta decisão reflete a crescente legitimidade do Conselho Transicional Nacional, a competência e o sucesso em chegar aos líbios ao redor do país", afirmou ele a repórteres.
Hague disse que os diplomatas da Líbia que estão atualmente na Grã-Bretanha serão todos expulsos.
"Nós estamos convidando o Conselho Transicional Nacional a nomear um novo enviado diplomático líbio para assumir a embaixada da Líbia em Londres", acrescentou Hague.
Questionado sobre se Muammar Gaddafi deve ter permissão de continuar na Líbia, Hague afirmou que "a melhor solução é que ele saia, mas isso cabe ao povo líbio decidir".
Ele disse que, em linha com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, a Grã-Bretanha continua avaliando como descongelar ativos para apoiar rebeldes.
"A pedido da Companhia de Petróleo do Golfo Arábico, uma petrolífera da Líbia, a Grã-Bretanha está pronta para disponibilizar 91 milhões de libras dos ativos da empresa na Grã-Bretanha", acrescentou Hague.
Deixe sua opinião