O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), com falta de recursos para ajudar a alimentar o maior fluxo de refugiados da história, estreia neste domingo uma nova campanha de arrecadação de fundos e conscientização com o apoio de marcas como McDonald’s e Google.

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O número de homens, mulheres e crianças deslocados à força por guerras, conflitos e perseguições aumentou para novo recorde de 59,5 milhões no final de 2014.

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Apesar disso e do conflito sírio em curso, considerado uma das piores crises de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, o PMA sofre com a diminuição de doações, o que forçou cortes em ajuda e a reavaliação dos esforços de captação de recursos das empresas.

Em vez de dinheiro, o PMA procura doações como tempo para publicidade em televisão e mídias sociais, com o objetivo de atingir novos públicos, disse Jay Aldous, diretor de parcerias com o setor privado do PMA.

“Isso nos dá um megafone”, disse Aldous. “Achamos que a soma total de utilizar as vozes de todas essas empresas é maior que a soma total de uma doação financeira singular.”

O McDonald’s liderou a primeira experiência em campanhas do tipo para o PMA, produzindo um comercial de 30 segundos para a agência da ONU e ajudando a recrutar outras empresas.

A DreamWorks Animation garantiu o ator Liam Neeson para a voz do comercial, que está programado para sair no Dia Internacional da Paz, em 21 de setembro.

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Outras marcas participantes incluem MasterCard, Burger King, Cargill, Facebook, Google, Twitter, United Airlines, McCain Foods e OMD Worldwide.