O jornal estatal Granma publicou neste sábado duas fotos do presidente cubano Fidel Castro com um alto dirigente chinês. Vestido com roupas esportivas nas cores marrom e vermelha, Fidel aparece nas fotos com bom aspecto físico, enquanto conversa com Wu Guanzheng, membro do Comitê Permanente do Politubro do Partido Comunista da China.

CARREGANDO :)

Wu entregou ao líder cubano uma carta "calorosa" do presidente chinês, Hu Jintao, que expressa "os excelentes laços" que têm sido desenvolvidos entre os dois países e os respectivos partidos comunistas que os governam. Segundo um comunicado, o encontro "foi extremamente profundo e frutífero sobre os diversos temas abordados".

A reunião com a autoridade chinesa é o mais recente sinal de que Fidel, que entregou o poder temporariamente a seu irmão Raúl no ano passado para passar por uma cirurgia de emergência, está se recuperando e reassumindo algumas funções de governo. Ele não aparece em público há mais de oito meses.

Publicidade

Wu, que chegou a Cuba na quinta-feira para uma visita de quatro dias, reuniu-se também com Raúl Castro, presidente interino do país. Ele é o principal dirigente comunista chinês a visitar Cuba desde Lou Gan, outro membro do Politubro, em dezembro de 2005, e de Hu Jintao, em novembro de 2004.

A China se tornou no ano passado o segundo maior parceiro comercial de Cuba, atrás da Venezuela, com um comércio bilateral de quase 1,8 bilhão de dólares, especialmente devido à venda de máquinas, veículos e bens de consumo chineses, financiados com créditos concedidos por Pequim.

Wu elogiou Cuba por ser o primeiro país da América Latina a ter reconhecido o regime comunista chinês, em 1960. As relações entre Pequim e Havana decolaram para valer depois do colapso da União Soviética, em 1991.

Após passar por Cuba, Wu visitará também Colômbia e Chile.

Veja também
  • Exilado cubano é libertado da prisão nos EUA
  • Fidel Castro voltou a trabalhar, diz Hugo Chávez
  • Fidel critica planos dos EUA e encontro de Lula com Bush
Publicidade