O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, chegou à Grécia neste sábado (2) e está sendo recebido pelo primeiro ministro grego, George Papandreou, como parte de uma visita na qual a Grécia espera estimular o investimento ao país. Wen está iniciando um período de visitas por países europeus e ainda hoje assinará, na Grécia, memorandos de cooperação com o país, para fortalecer os laços econômicos e políticos entre as duas nações, em setores como o naval, construção e tecnologia.
Embora não haja um acordo de destaque para ser fechado, empresas privadas devem assinar dezenas de acordos de cooperação nas mesmas áreas já citadas e também em logística e turismo. "Esta visita é um ato de confiança na economia grega", disse o porta-voz, Giorgos Petal, ontem. "Os acordos que serão assinados em comércio, desenvolvimento e turismo vão ajudar verdadeiramente nosso país, por ter um parceiro com tamanha influência, diante do ambiente difícil de hoje".
O foco, no entanto, deve estar voltado para saber se Wen e Papandreou serão capazes de chegar a um acordo no qual a China comece a investir nos títulos públicos gregos. A Grécia precisa reduzir seus custos de financiamento para ser capaz de retornar ao mercado internacional de crédito no próximo ano, enquanto a China tem dito que quer diversificar as reservas internacionais e já comprou papéis da Espanha. As informações são da Dow Jones.