Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Austeridade

Grécia sofrerá demissões em massa

Manifestantes protestaram contra decisão do parlamento | John Kolesidis/Reuters
Manifestantes protestaram contra decisão do parlamento (Foto: John Kolesidis/Reuters)

Em maio, cerca de 2 mil funcionários públicos gregos serão dispensados e outros 2 mil desligados até dezembro de 2013. A medida foi aprovada ontem, em meio a protestos da população, pelo Parlamento da Grécia. O projeto de lei implementa reformas exigidas pelos credores do país para desbloquear a próxima parcela do resgate financeiro externo, e abre caminho para a primeira demissão em massa de servidores públicos civis em mais de um século no país.

As dispensas de servidores e outras ações previstas pela nova lei eram exigidas pelos credores externos da Grécia em troca da liberação de uma parcela de 8,8 bilhões de euros em ajuda financeira nos próximos dias."Estamos trabalhando para que a Grécia possa voltar a andar com os próprios pés", justificou o ministro das Finanças, Yannis Stournaras.

Para 2014, a lei prevê a demissão de mais 11,5 mil servidores, totalizando 15,5 mil demissões até o fim do ano que vem. Críticos do projeto advertem que as dispensas agravarão a situação de crise, em um momento no qual a taxa de desemprego está em 27%.

Educação

A nova lei também prevê que os professores da rede pública terão de trabalhar duas horas adicionais por semana para reduzir as despesas com a contratação de professores substitutos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.