• Carregando...

A gripe aviária matou um homem de 48 anos na Tailândia, o primeiro caso de morte humana no país neste ano. O mortal vírus H5N1 espalhou-se pela Europa e parece ter voltado a dois países do Sudeste Asiático.

O primeiro-ministro Thaksin Shinawatra disse que a vítima deve ter comido uma ave infectada na Província de Kanchanaburi, que recentemente registrou novos surtos da gripe aviária em aves a cerca de 100 quilômetros oeste da capital.

- O homem foi infectado pela gripe aviária, porque pegou um frango doente, matou e depois comeu - disse Thaksin nesta quinta-feira, em uma entrevista coletiva em Bangcoc.

Autoridades de saúde disseram que diversos testes são necessários antes de se poder confirmar que o homem é a 13ª vítima oficial da doença na Tailândia.

- Os primeiros testes de laboratórios vieram negativos, mas depois testamos diversas vezes e foi confirmado que era positivo - afirmou Thawat Suntrajarn, diretor-geral do Departamento de Controle de Doenças.

Thawat afirmou que o filho da vítima - que esteve em contato próximo aos frangos - até agora não teve teste positivo para o vírus, o qual especialistas temem poder passar por uma mutação e passar facilmente entre humanos, o que provocaria uma pandemia global.

A cepa H5N1, que emergiu pela primeira vez em Hong Kong, em 1997, apareceu em 2003 na Coréia do Sul e se espalhou para Vietnã, Laos, China, Indonésia, Camboja, Rússia e Europa.Mais de 60 pessoas já morreram pelo vírus na Ásia, incluindo 41 no Vietnã, o mais afetado.

Depois de uma trégua relativa em novos casos humanos e aviários, o Vietnã começou a sacrificar patos em uma fazenda no delta do Mekong nesta semana, afirmou uma autoridade. A medida ocorreu após o registro do primeiro surto em meio a aves do país desde junho.

- Sacrificamos e enterramos todos os 180 patos depois que testes mostraram que eles tinham o vírus da gripe aviária - disse Nguyen Van Giam, chefe do Comitê do Povo de Ninh Quoi A, onde o vírus foi detectado em 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]