Um grupo de hackers que diz combater a propaganda do Estado Islâmico (EI) na internet reivindicou o ataque contra o site da BBC realizado na última quinta-feira (31), informou a emissora pública britânica.
Nesse dia, os serviços digitais da BBC, que incluem seu site de notícias e uma plataforma para ver os programas de TV, ficaram suspensos durante várias horas após receber tráfego intenso de muitas fontes. Esta estratégia, o ataque de negação de serviços distribuído conhecido como DDoS, é comum entre hackers. Ela sobrecarrega os servidores do alvo, que não conseguem responder aos acessos legítimos.
Oficialmente, a BBC reconheceu que havia um problema técnico, mas não deu detalhes dos motivos.
Neste sábado (2), a rede britânica disse que seu correspondente de tecnologia, Rory Cellan-Jones, recebeu uma mensagem no Twitter de um grupo radicado nos Estados Unidos chamado New World Hacking. Nela, o grupo diz ter lançado o ataque “para comprovar a eficácia” de seus servidores e que a intenção não era que se estendesse por várias horas.
No tuíte, o New World Hacking disse pretender “derrubar os sites filiados” ao EI e de membros do grupo extremista.
“Nos demos conta que o que fazemos não é sempre a decisão correta, mas sem hackers, quem há para lutar contra os terroristas na internet?”, disseram os autores. “A razão pela que atacamos a BBC foi para comprovar a eficiência de nossos servidores. Era apenas um teste, nós não planejávamos exatamente derrubar [o site] por múltiplas horas.”