• Carregando...
Projeto do novo Colosso de Rodes. Estátua terá 120 metros de altura, enquanto a original tinha “apenas” 30 | /Divulgação
Projeto do novo Colosso de Rodes. Estátua terá 120 metros de altura, enquanto a original tinha “apenas” 30| Foto: /Divulgação

Um grupo internacional de arquitetos, arqueólogos, engenheiros e economistas quer reconstruir uma das setes maravilhas da Antiguidade: a gigantesca estátua conhecida como Colosso de Rodes, que ficava na cidade de mesmo nome, na Grécia.

Estudiosos analisam cartas de mais de 300 anos que nunca foram entregues ou abertas

Estudiosos de diversos países estão empolgados com uma série de cartas escritas há mais de 300 anos e que nunca foram entregues -- algumas, sequer abertas.

Leia a matéria completa

Originalmente inaugurada em 282 a.C em homenagem ao deus grego do Sol, Hélio, a estátua teve vida curta, já que foi destruída 56 anos depois em um terremoto.

Na reconstrução, a obra será ainda mais imponente: em vez do 30 metros de altura originais, terá 120 metros. Além disso, o novo Colosso de Rodes abrigará biblioteca e museu com relíquias da história grega. Tecnológica, a estátua terá painéis solares, o que a tornará autossuficiente em energia, e sistema para protegê-la de terremotos.

O local de reconstrução será o mesmo ponto da estátua original.

O grupo de idealizadores quer reerguer não apenas o Colosso, mas também a economia grega. A estátua incrementaria o turismo local e daria trabalho para jovens gregos desempregados. Porém, para isso, o desafio é levantar os US$ 286 milhões orçados para a obra -- o grupo estuda financiamento de instituições internacionais ou, até mesmo, uma “vaquinha” de interessados em ter o nome inscrito na estátua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]