O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (28), segundo informações da Folha de S. Paulo e do site G1. À tarde, em Brasília, ele se encontrará com o presidente Jair Bolsonaro para discutir a crise venezuelana.
O líder da oposição na Venezuela viajou de Bogotá para Brasília em uma aeronave da Força Aérea Colombiana. Ele estava na Colômbia desde o dia 22 e lá participou do Aid Live Venezuela e de uma reunião do Grupo de Lima após o fracasso da entrega da ajuda humanitária à Venezuela pelas fronteiras com Colômbia e Brasil.
O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, confirmou que Guaidó será recebido no Palácio do Planalto para uma "visita pessoal" a Bolsonaro, às 14h. O porta-voz destacou ainda que Guaidó não será recebido com "formalidades" no Planalto, ou seja, não subirá a rampa e irá direto para o gabinete do presidente.
Leia mais: Maduro: Se Guaidó voltar à Venezuela, terá que dar explicações à Justiça
Em seguida, Guaidó será recebido oficialmente no Ministério de Relações Exteriores pelo ministro Ernesto Araújo. Segundo o porta-voz, Ernesto foi "indicado oficialmente" por Bolsonaro para receber o presidente interino da Venezuela.
Barros não soube responder se o presidente interino da Venezuela irá a Roraima enquanto estiver no Brasil, nem se há a possibilidade de Guaidó tentar voltar ao seu país.
Leia também: Brasil e outros 16 países abandonam discurso de chavista na ONU
Existem temores sobre a sua volta à Venezuela. Ele está sendo investigado pela justiça chavista por formar um governo paralelo e foi proibido pelo Tribunal Supremo de Justiça de sair do país. Em entrevista à ABC News nesta terça-feira, o ditador Nicolás Maduro disse que Guaidó terá que responder à justiça quando voltar à Venezuela.
Deixe sua opinião