Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Líder da oposição

Guaidó lidera marcha em Caracas para exigir data para eleições presidenciais na Venezuela

Líder opositor disse que “nada será concedido” pela ditadura chavista e que venezuelanos precisam exigir data para a eleição, prometida por Maduro para 2024 (Foto: EFE/Miguel Gutiérrez)

Ouça este conteúdo

O dirigente opositor venezuelano Juan Guaidó liderou nesta quinta-feira (27) uma marcha em Caracas, acompanhado por cerca de 500 pessoas, para exigir que o Poder Eleitoral anuncie a data das eleições presidenciais, previstas para 2024.

Os manifestantes caminharam um quilômetro até a sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), na região centro-leste de Caracas.

“Essa data não vai ser um presente, por mais que a ditadura fale com soberba que será em 2024 ou antes. Sabemos que isso é uma ditadura, sabemos que nada vai ser concedido [... ]. Temos que sair às ruas para lutar por essa data”, declarou Guaidó antes de iniciar a marcha.

O líder opositor assegurou que a marcha é o início da “luta nas ruas” para exigir a data do processo eleitoral no qual será eleito o governante da Venezuela para o período 2025-2031.

“Vamos para as ruas já, de agora em diante, para as ruas já. De forma pacífica [...], exigir a data das eleições, a data da libertação da Venezuela”, ressaltou o político, que é considerado presidente da Venezuela por Brasil, Estados Unidos e outros países.

Para o opositor, o dia das eleições representa “a data de expiração” do governo de Nicolás Maduro. “Maduro, marque a data, estamos prontos para derrotá-lo de ponta a ponta, em toda a Venezuela”, desafiou Guaidó ao chegar à sede do CNE.

A oposição venezuelana realizará primárias em 2023 para eleger o candidato que enfrentará o partido governista nas eleições presidenciais de 2024, embora ainda não tenha definido a data exata dessa disputa interna.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.