Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reLIGIÃO

Guerra do Paraguai foi injusta, afirma papa aos paraguaios

Papa Francisco acena para multidão de fiéis em Assunção | STRINGER/PARAGUAY/REUTERS
Papa Francisco acena para multidão de fiéis em Assunção (Foto: STRINGER/PARAGUAY/REUTERS)

Na missa que celebrou no Santuário de Caacupé, capital religiosa do Paraguai que fica a 60 quilômetros de Assunção, o papa Francisco centrou a pregação deste sábado (11) em uma declaração histórica – especialmente pelo fato de o pontífice ser argentino. Para ele, a Guerra do Paraguai (1864-1870), que colocou Brasil, Argentina e Uruguai contra os paraguaios, foi “injusta”.

Com esse argumento, ele embasou um elogio à “coragem” da mulher paraguaia, segundo ele “a mais gloriosa da América”. Após a guerra, a população masculina adulta paraguaia foi praticamente exterminada. “Vocês têm a memória, o DNA daquelas que reconstruíram a vida, a fé, a dignidade do seu povo”, afirmou.

Em uma pregação com tom menos político que as demais feitas em sua passagem pela América Latina, Francisco traçou um paralelo entre a força de Maria e a da mulher paraguaia.

“Como Maria, viveram situações muito, muito difíceis, que, vistas sob uma lógica comum, poriam em causa toda a fé”, disse. “Pelo contrário vocês, como Maria, impelidas e sustentadas pelo seu exemplo, continuaram crentes”.

Multidão

Após uma noite de chuva, os que esperaram ao relento para garantir um bom lugar foram recompensados com uma manhã de sol.

A cidade de 48 mil habitantes foi tomada por cerca de 1 milhão de fiéis, segundo estimativa do governo. A missa foi celebrada ao lado do santuário em razão da audiência. Segundo a lenda local, perto de 1600 a virgem salvou a vida de um guarani atacado por uma tribo inimiga. Ele teria talhado a imagem morena que os paraguaios veneram, a Virgem de Caacupé.

Francisco é devoto da santa, usada para a amenizar a violência em algumas comunidades pobres de Buenos Aires (Argentina) com grande número de imigrantes paraguaios nos anos 90.

“Ela era uma espécie de elo entre diferentes gangues, o que permitia uma tentativa de reaproximação”, disse ao jornal “O Estado de S. Paulo”. Federico Walls, secretário de Jorge Bergoglio quando este trabalhava nas comunidades pobres da capital argentina.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.