Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
relatório

Guerra força deslocamento de metade da população Síria, diz ONU

Metade dos sírios já foram deslocados pela guerra civil do país, incluindo quatro milhões que fugiram para o exterior como refugiados, anunciou nesta quinta-feira (9) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em um comunicado.

O êxodo na Síria é o maior já registrado desde 1992, quando o número de refugiados do Afeganistão atingiu 4,6 milhões. Dentro do território sírio, existem 7,6 milhões de deslocados.

“Esta é a maior população de refugiados a partir de um único conflito em uma geração”, disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, em comunicado.

“É uma população que precisa do apoio do mundo, vive em condições de extrema precariedade e afunda cada vez mais na pobreza”, completou Guterres.

Somente nos últimos dez meses, a quantidade de refugiados do conflito, que começou em 2011, registrou aumento de um milhão, segundo o Acnur.

O número de refugiados chega 4.013.000 pessoas, segundo os dados mais recentes divulgados pela Turquia, que abriga quase metade das vítimas (1,8 milhão). A grande maioria está nos países vizinhos da Síria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.