Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos encontraram entre um grupo de imigrantes ilegais detidos na fronteira sul do Texas um colombiano que foi identificado como membro da agora extinta guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O Departamento de Controle de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) informou nesta quarta-feira em comunicado que agentes baseados em McAllen, no estado do Texas, encontraram um grupo de 42 imigrantes perto da região de Hidalgo.
Após uma verificação dos antecedentes, as autoridades federais descobriram que um colombiano de 38 anos foi classificado como ex-membro das Farc. O nome dele não foi divulgado pelas autoridades.
Em novembro, o Departamento de Estado americano anunciou a retirada das Farc de sua lista de grupos terroristas, na qual estava desde 1997, alegando que "não existe mais como uma organização unificada". Ao mesmo tempo, o governo americano incluiu na lista os dois principais grupos dissidentes da antiga guerrilha colombiana.
O Departamento de Estado esclareceu, entretanto, que a decisão não elimina as acusações americanas de tráfico de drogas e outros crimes que existem ou podem surgir no futuro contra ex-membros do grupo.