O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, mostra-se preocupado com a possibilidade de os distúrbios políticos na Costa do Marfim gerarem uma guerra civil. Um porta-voz da ONU, Martin Nesirky, disse nesta quarta-feira (15), em comunicado, que Ban está "profundamente preocupado" com o risco de o impasse político na nação do oeste africano levar à violência generalizada e a consequências imprevisíveis, incluindo outra guerra interna.
Nesirky disse que o secretário-geral pede a todos os lados que sejam pacientes e advertiu às pessoas que provocam a violência de que elas serão responsabilizadas por isso. A Costa do Marfim já sofreu com uma guerra civil recente, entre 2002 e 2007.
O porta-voz disse ainda que Ban está pedindo ao atual presidente Laurent Gbagbo, que deixe o poder para Alassane Ouattara. Inicialmente, a contagem mostrou Ouattara como vencedor do segundo turno presidencial, mas posteriormente o resultado foi alterado e Gbagbo reivindicou a vitória, gerando o impasse. As informações são da Associated Press.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas