Ondas de fumaça após um ataque aéreo israelense na cidade de Gaza| Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABRE
Ouça este conteúdo

O site do jornal israelense The Jerusalem Post foi derrubado neste domingo (8) após se tornar alvo de uma série de ataques hackers.

CARREGANDO :)

“O Jerusalem Post foi alvo de vários ataques cibernéticos nesta manhã [de domingo], causando a queda do nosso site”, publicou o jornal israelense na rede social X (antigo Twitter).

A série de ataques cibernéticos contra o jornal israelense começou logo após o início dos ataques terroristas do Hamas contra o território de Israel, que já vitimou 800 pessoas e deixou cerca de 2,5 mil feridas em solo israelense.

Publicidade

Nesta segunda-feira (9), o site do jornal israelense segue fora do ar. O Jerusalem Post é um dos jornais mais bem vendidos de Israel e um dos principais veículos de comunicação em língua inglesa do país.

Após anunciar que seu site havia caído, o Jerusalem Post publicou no X que estava trabalhando para voltar em breve.

Segundo o site Security Week, o Jerusalem Post não foi o único alvo de ataques cibernéticos perpetrados por grupos pró-Hamas contra Israel.

Hackers do grupo Cyber Av3ngers, que apoia o Hamas, também realizaram ataques contra os sistemas da organização de rede elétrica israelense Israel Independent System Operator, a maior fornecedora de energia elétrica em Israel e nos territórios palestinos.

Além do Cyber Av3ngers, grupos hackers pró-russos também entraram no conflito cibernético lançando diversos ataques direcionados aos sites do governo de Israel.

Publicidade

De acordo com o Security Week, a Microsoft divulgou um relatório este ano onde pontuava que um grupo hacker chamado Storm-1133 estava realizando diversos ataques cibernéticos contra organizações governamentais de Israel responsáveis pelos setores da defesa, energia e telecomunicações durante os primeiros meses de 2023. Segundo o relatório da empresa americana, existia fortes indícios de que o grupo agia em nome do Hamas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]